Atrativos turísticos

Matriz de Santo Antônio

A construção da nova igreja para Matriz da Freguesia de Santo Antônio do Curvelo foi resolvida pela Câmara Municipal, em 1840, em face de ponderações do pároco, padre doutor José Marciano Gomes Batista. Segundo ele, era conveniente a construção do novo templo em vista do estado ruinoso da matriz existente.
Padre José Marciano ofereceu-se, então, para organizar a planta e o orçamento.

Em 1846 escolheu-se o local da construção e, em 1849, as obras tiveram início. Em 30 de maio de 1877, segundo informa o historiador Juvenal Pereira Soares, em “Síntese Histórica de Curvelo”, (Imprensa Oficial) a igreja foi benzida pelo vigário, padre Severiano de Campos Rocha. Na época, não havia ainda os altares laterais, somente o altar-mor, provisório. Em 1884, foram construídos os altares laterais, hoje consagrados a Nossa Senhora e a São José. Em 1894, benzeu-se o altar-mor definitivo.

Nesse templo, foram batizadas algumas das mais altas personalidades curvelanas, como os irmãos Adaucto e Lúcio Cardoso (o primeiro, ministro do Supremo Tribunal Federal e o segundo, escritor de renome, autor da “Crônica da Casa Assassinada”), a estilista Zuzu Angel, o desenhista Alceu Penna e o cantor e compositor Luiz Cláudio, da famosa canção “O Galo Cantou na Serra”, que fala da poeira de Curvelo nos tempos de antigamente, parceria com João Guimarães Rosa, gravada também pela Musa da Bossa Nova, Nara Leão.

Fica na bifurcação da Av. Dom Pedro II, tendo à sua frente a Praça Tiradentes.

Praça Tiradentes 520
35790-303
(38) 3722-2244
parsantoantonio@yahoo.com.br